31.8.06

Atividade 06

Corpo e Ciberespaço

Atividade:

1) Encontrar, na Internet, um exemplo de CIBORGUE e um exemplo de PÓS-HUMANO. Analisar como essas “novas” relações com o corpo influenciam a comunicação.

Um exemplo de CIBORGUE que pode ser encontrado na WEB, o site das "Óticas Zoom", que disponibiliza a venda de óculos com vários tipos de lentes, ou seja, dispõe ao internauta um “ciborgue à venda”, melhor dizendo, uma mistura do orgânico com o maquínico. Se analisada as relações do corpo com a comunicação, pode-se dizer que elas influenciam no sentido de estabelecer a hibridação homem-máquina. Também, o aprimoramento das capacidades humanas a ponto de substituir ou melhorar a sua capacidade através dessas ferramentas. Já o PÓS-HUMANO, pode se representado por uma foto, visto que ela pode ser uma informação, com a possibilidade de ser copiada e até replicada.




2) Construir um AVATAR de si mesmo e outro de um colega. Explicar como os avatares são baseados na IDENTIFICAÇÃO.

http://www.planearium2.de/flash/spstudio.html
http://www.elouai.com



O termo avatar é uma representação de uma pessoa. No caso deste exercício, ele pode ser considerado uma representação da minha pessoa no desenho 1 e uma outra representação, de um colega (Lucas) no desenho 2 a partir de nossas características reais ou não. É uma imagem lançada no ciberespaço a ponto de definir ou apresentar uma pessoa. Segundo a literatura hindu, seria uma viagem entre os mundos. Avatar, por sua vez, pode ser considerado uma criação a partir de uma imagem ou outra ferramenta que represente a nossa idéia sobre tal pessoa/assunto.



* Avatar - (Eu) Marcos Leivas




* Avatar - Lucas Schuch






3) Acessar http://www.thepalace.com (chat). Analisar como os avatares influenciam o processo de comunicação.


No site The Palace.com, os avatares, como sua própria definição diz, funcionam como uma representação escolhida por nós usuários a partir da entrada no chat. A imagem escolhida ganha a nossa “cara” por aproximação de gostos, costumes ou estilo que evidenciem a nossa identificação. Dentro do chat, nos aproximamos das pessoas (das representações) por proximidade da imagem escolhida e usada pelos outros usuários da sala (avatares).





... ihh, agora já foi!
See ya! _o/

0 comentários: