17.8.06

Atividade 04

1-)

a) A virtualização dos lugares analisados foram feitas a partir de idéias de divulgação de lugares visitáveis na vida real: Site da Prefeitura de Porto Alegre; de explicações e propagandas de projetos realizados, no caso do site português da Aveiro Digital; das atividades realizadas pelo Museu Louvre, desde a sua história, passando por fatos históricos, fotos panorâmicas, enfim.

b) Com essas virtualizações, creio que seja possível uma maior interação entre as partes envolvidas, ou seja, se eu visitei, por exemplo, o site da Prefeitura de Porto Alegre a fim de adquirir informações sobre determinado local, eu posso as obtê-las e, além disso, posso ver fotos do ponto turístico desejado, virtualizado através da foto que o site dispunha. Essa virtualização traz uma gama de impactos ao cotidiano, na minha opinião, o que torna impactante o virtual no real, é a proximidade entre os meios e pessoas envolvidas, tornando mais rápido e fácil o acesso às informações desejadas.


2)

- Redes Aleatórias:

a) Uma propaganda de SPAM pode ser um exemplo de rede aleatória. Pois quem o fez, através da sua propaganda em massa, pode-se obter uma maior quantidade de retorno, e até a mesma chance de receber um novo link.

b) Uma mala direta pode ser considerada uma rede aleatória, pois através dela, dos nós aleatórios, conectam-se ao primeiro que aparecer. Grafos randômicos, segundo ERDOS e RÉNYL.


- Rede de Mundos Pequenos:

a) O site de relacionamentos “Orkut” pode ser consideração uma rede de mundo pequeno, pois se encaixa de no fato de um membro ter “nós fortes” é importante, porém, as conexões fracas que esse membro possui são extremamente produtivas.

b) Outro site que pode ser citado nesse tipo de rede, é o site de relacionamentos “Gazzag”, além dos nós fortes e fracos, ele também se encaixa através de seus padrões conectados, ou seja, dos grupos que ali se encontram.


- Rede Sem Escala:

a) Esse modelo pode ser exemplificado através de uma pessoa “famosa”, ou seja uma pessoa conhecida na sociedade. Entende-se por isso, que ela é um conector, e por conseqüência, a união dela e de outros nós “ricos” interligados faz essa rede funcionar.

b) Outro exemplo que pode ser dado nesse tipo de rede, seria uma capital de um estado. Explicando melhor: a capital seria uma conexão preferencial, ou seja, seria o foco principal de expansão de uma cidade que almejasse criar uma estrada. Por exemplo, Rio Grande criar uma estrada direta para Porto Alegre afim de aumentar o desenvolvimento regional. Antes melhor para Rio Grande criar a estrada para Porto Alegre que é uma conexão preferencial forte do que para Carazinho que até então não possui ligação forte com os outras cidades.

3-) Na minha opinião, creio que os grupos sociais online se encaixam no modelo de rede de mundos pequenos (WATTS e STROGATZ), pois eles apresentam padrões conectados (grupos), tem conexões fracas, até então não notadas, mas que são extra-importantes para manter a rede ligada. Por último, apresenta 6 graus de separação, ou seja, 6 pessoas entre eu e qualquer pessoa; toda a população interconectada.



* Ihhh, não é que eu sou Campeão da Libertadores!? ;D


... já foi!

See ya! _o/

0 comentários: