31.8.06

Atividade 06

Corpo e Ciberespaço

Atividade:

1) Encontrar, na Internet, um exemplo de CIBORGUE e um exemplo de PÓS-HUMANO. Analisar como essas “novas” relações com o corpo influenciam a comunicação.

Um exemplo de CIBORGUE que pode ser encontrado na WEB, o site das "Óticas Zoom", que disponibiliza a venda de óculos com vários tipos de lentes, ou seja, dispõe ao internauta um “ciborgue à venda”, melhor dizendo, uma mistura do orgânico com o maquínico. Se analisada as relações do corpo com a comunicação, pode-se dizer que elas influenciam no sentido de estabelecer a hibridação homem-máquina. Também, o aprimoramento das capacidades humanas a ponto de substituir ou melhorar a sua capacidade através dessas ferramentas. Já o PÓS-HUMANO, pode se representado por uma foto, visto que ela pode ser uma informação, com a possibilidade de ser copiada e até replicada.




2) Construir um AVATAR de si mesmo e outro de um colega. Explicar como os avatares são baseados na IDENTIFICAÇÃO.

http://www.planearium2.de/flash/spstudio.html
http://www.elouai.com



O termo avatar é uma representação de uma pessoa. No caso deste exercício, ele pode ser considerado uma representação da minha pessoa no desenho 1 e uma outra representação, de um colega (Lucas) no desenho 2 a partir de nossas características reais ou não. É uma imagem lançada no ciberespaço a ponto de definir ou apresentar uma pessoa. Segundo a literatura hindu, seria uma viagem entre os mundos. Avatar, por sua vez, pode ser considerado uma criação a partir de uma imagem ou outra ferramenta que represente a nossa idéia sobre tal pessoa/assunto.



* Avatar - (Eu) Marcos Leivas




* Avatar - Lucas Schuch






3) Acessar http://www.thepalace.com (chat). Analisar como os avatares influenciam o processo de comunicação.


No site The Palace.com, os avatares, como sua própria definição diz, funcionam como uma representação escolhida por nós usuários a partir da entrada no chat. A imagem escolhida ganha a nossa “cara” por aproximação de gostos, costumes ou estilo que evidenciem a nossa identificação. Dentro do chat, nos aproximamos das pessoas (das representações) por proximidade da imagem escolhida e usada pelos outros usuários da sala (avatares).





... ihh, agora já foi!
See ya! _o/

24.8.06

Atividade 05

1-) Em grupos de 4 pessoas escrever 4 textos coletivos em: http://www.co-link.org


Meu texto: "A Caminhada do Campeão" :-)

p.s.: Colocar pelo menos 4 links em cada texto.



2-) Baseado na sua experiência no texto coletivo, responder:

- Qual modelo de rede pode ser aplicado para o exercício? Explique.

Como as redes são a base das relações no mundo atual, em que tudo há uma rede ligando as coisas, os nós, o modelo de rede mais atual, o modelo de redes sem escala, poderia ser encaixado no texto coletivo. Ele apresenta hubs e conectores que ligam as informações/pessoas dentro da internet.



- O co-link pode ser considerado uma forma de CMC? Explique.

O co-link pode ser uma forma de comunicação mediada pelo computador. Através dele, as pessoas podem criar textos e construírem com outras uma seqüência, uma maior velocidade através dos links associativos que podem ser inseridos no texto.



- Quais as características do hipertexto estão presentes? Explique.

Podem ser vistas algumas características: o caráter construtivo (segundo JOYCE), pois além das pessoas observarem, lerem os textos, elas podem adicionar, mudar ou criar um novo link, uma nova informação; Já para PRIMO, um caráter cooperativo, pois há uma interação mútua. Também pode ser visto, um tipo de inteligência coletiva (LÉVY), ou seja, informações de diversos lados, a união delas.


- A escrita coletiva pode ser uma forma de inteligência coletiva (LÉVY)? Explique.

Sim, para LÉVY, a escrita coletiva pode ser evidenciada através dos meios como a internet e o próprio blog que aqui escrevo. Segundo Pierre, as informações vêm de diversos lados (união).




... e mais um post se foi!

See ya! _o/

17.8.06

Atividade 04

1-)

a) A virtualização dos lugares analisados foram feitas a partir de idéias de divulgação de lugares visitáveis na vida real: Site da Prefeitura de Porto Alegre; de explicações e propagandas de projetos realizados, no caso do site português da Aveiro Digital; das atividades realizadas pelo Museu Louvre, desde a sua história, passando por fatos históricos, fotos panorâmicas, enfim.

b) Com essas virtualizações, creio que seja possível uma maior interação entre as partes envolvidas, ou seja, se eu visitei, por exemplo, o site da Prefeitura de Porto Alegre a fim de adquirir informações sobre determinado local, eu posso as obtê-las e, além disso, posso ver fotos do ponto turístico desejado, virtualizado através da foto que o site dispunha. Essa virtualização traz uma gama de impactos ao cotidiano, na minha opinião, o que torna impactante o virtual no real, é a proximidade entre os meios e pessoas envolvidas, tornando mais rápido e fácil o acesso às informações desejadas.


2)

- Redes Aleatórias:

a) Uma propaganda de SPAM pode ser um exemplo de rede aleatória. Pois quem o fez, através da sua propaganda em massa, pode-se obter uma maior quantidade de retorno, e até a mesma chance de receber um novo link.

b) Uma mala direta pode ser considerada uma rede aleatória, pois através dela, dos nós aleatórios, conectam-se ao primeiro que aparecer. Grafos randômicos, segundo ERDOS e RÉNYL.


- Rede de Mundos Pequenos:

a) O site de relacionamentos “Orkut” pode ser consideração uma rede de mundo pequeno, pois se encaixa de no fato de um membro ter “nós fortes” é importante, porém, as conexões fracas que esse membro possui são extremamente produtivas.

b) Outro site que pode ser citado nesse tipo de rede, é o site de relacionamentos “Gazzag”, além dos nós fortes e fracos, ele também se encaixa através de seus padrões conectados, ou seja, dos grupos que ali se encontram.


- Rede Sem Escala:

a) Esse modelo pode ser exemplificado através de uma pessoa “famosa”, ou seja uma pessoa conhecida na sociedade. Entende-se por isso, que ela é um conector, e por conseqüência, a união dela e de outros nós “ricos” interligados faz essa rede funcionar.

b) Outro exemplo que pode ser dado nesse tipo de rede, seria uma capital de um estado. Explicando melhor: a capital seria uma conexão preferencial, ou seja, seria o foco principal de expansão de uma cidade que almejasse criar uma estrada. Por exemplo, Rio Grande criar uma estrada direta para Porto Alegre afim de aumentar o desenvolvimento regional. Antes melhor para Rio Grande criar a estrada para Porto Alegre que é uma conexão preferencial forte do que para Carazinho que até então não possui ligação forte com os outras cidades.

3-) Na minha opinião, creio que os grupos sociais online se encaixam no modelo de rede de mundos pequenos (WATTS e STROGATZ), pois eles apresentam padrões conectados (grupos), tem conexões fracas, até então não notadas, mas que são extra-importantes para manter a rede ligada. Por último, apresenta 6 graus de separação, ou seja, 6 pessoas entre eu e qualquer pessoa; toda a população interconectada.



* Ihhh, não é que eu sou Campeão da Libertadores!? ;D


... já foi!

See ya! _o/

15.8.06

Atividade 03

1-) O site do “Esporte Interativo” pode ser elencado em um exemplo de CIBERCIDADE. Esse site traz um conteúdo do cotidiano, que é real, palpável, concreto para o mundo da internet. Com isso, o site tem como ferramenta de comunicação esse meio para entrar em contato com os seus consumidores; uma forma de interação.

2-) Com o processo de virtualização, acabei dando forma ao Estádio Beira-Rio (Av Padre Cacique, 891 Cep: 90810-240 - Bairro: Praia de Belas – Porto Alegre). A partir dessa virtualização, disponho aos internautas, além de uma informação, um guia, a visão concreta de algo existente na vida real.




3-) O CIBERESPAÇO, para Lévy, é considerado uma rede virtual porque tem a capacidade de ligar as pessoas em uma construção conjunta do ambiente online, ou seja, virtual com a troca incessante de informações


... xiii, já foi! _o/

3.8.06

Atividade 02

1-)

A lógica do jogo pode ser esclarecida por um sistema de trocas de informações de diversos lados, ou seja, a união delas - as peças - e também a partir dos clicks no internauta, segundo a teoria de Pierre Lévy.



2-)

a) A pernambucana dançarina Karla (ex-BBB) tem o seu “flog” na internet.
http://www.karlinha.bigbrother.nafoto.net/;

b) Um outro fotolog que pode ser encontrado na internet, é o do membro da seleção brasileira Moraci Sant’anna. Você pode entrar o álbum virtual no seguinte endereço: http://fotolog.terra.com.br/moraci:34

Os fotologs podem ser ferramentas de escrita coletiva pois são uma interação entre o seu criador e as pessoas que venham a visitar o fotolog, ou seja, informações de ambos os lados.



3-)

Um dos quartos em que Mário Quintana viveu, onde estão os seus objetos pessoais, deu origem à Casa de Cultura. O quarto de “Quintana”, se encontra na Rua dos Andradas, 736 no centro de Porto Alegre. Já o horário de funcionamento da Casa de Cultura é às terças a sextas, das 9h às 21h. E finais de semana e feriados das 12h às 21h. Essas e outras informações sobre o poeta, foram achadas através de links estruturais que poderia exemplificar através dos resultados encontrados no Google (http://www.google.com.br) e associativos a partir de um resultado específico que me levaria direto para a informação que eu gostaria e até no próprio resultado escolhido, para achar as informações fui me guiando pelos links associativos. Pode-se acessar o site diretamente através do seguinte endereço: http://www.ccmq.rs.gov.br.




4)

As bandas After Forever e Stratovarius estarão em solo brasileiro neste ano. A After Forever fará um show no dia 14 de outubro, em São Paulo. E banda Stratovarius também tocará nesse dia, no Live 'N Louder Festival. Para essas buscas, juntei informações provenientes dos sites das bandas, blogs de fãs e notícias em portais. Existiam outros caminhos mais diretos, o que exemplificaria a multilinearidade. Porém, fui pelo caminho mais aleatório e tive o mesmo resultado.


- Os sites das bandas:

Stratovarius: http://www.stratovarius.com
After Forever: http://www.afterforever.com



... agora já foi!

See ya _o/