EXERCÍCIO
http://www.ask.com
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www.altavista.com
http://www.hotbot.com
1) Com os buscadores selecionados, fazer uma busca pelas três palavras-chaves.
Determinar:
a) Quantos resultados cada um encontrou?
- Palavra-Chave: “LG Black Safira”
No Ask: 3510 resultados.
No Google: 67100 resultados.
No Yahoo: 24800 resultados.
No Altavista: 24700 resultados.
No Hotbot: 5518 resultados.
- Palavra-Chave: “Motorola C650”
No Ask: 922.200 resultados.
No Google: 9.380.000 resultados.
No Yahoo: 3.510.000 resultados.
No Altavista: 3.460.000 resultados.
No Hotbot: 434.388 resultados.
- Palavra-Chave: “Nokia 8260”
No Ask: 244.200 resultados.
No Google: 982.000 resultados.
No Yahoo: 631.000 resultados.
No Altavista: 645.000 resultados.
No Hotbot: 148.112 resultados.
b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?
No site da Google, os resultados foram mais relevantes, não só pela sua quantidade, mas pela qualidade de informações mais precisas. Também pela ordem elencada pelo site, pode-se dizer que a organização e importância da informação mais completa é destacada primeiramente.
c) Quantos links “patrocinados” apareceram?
- Com a palavra-chave “LG Black Safira”, apareceram:
No Ask: 2 links patrocinados.
No Google: 0 links patrocinados.
No Yahoo: 0 links patrocinados.
No Altavista: 0 links patrocinados.
No Hotbot: 3 links patrocinados.
- Com a palavra-chave “Motorola C650”, apareceram:
No Ask: 3 links patrocinados.
No Google: 2 links patrocinados.
No Yahoo: 4 links patrocinados.
No Altavista: 3 links patrocinados.
No Hotbot: 5 links patrocinados.
- Com a palavra-chave “Nokia 8260”, apareceram:
No Ask: 2 links patrocinados.
No Google: 2 links patrocinados.
No Yahoo: 4 links patrocinados.
No Altavista: 3 links patrocinados.
No Hotbot: 2 links patrocinados.
d) Como cada buscador utiliza a propaganda?
No Ask, as propagandas são através dos primeiros links achados sobre “x” assunto. Também, ao lado direito da página, ficam outros links possíveis de acordo com o assunto. No Google, as propagandas giram do mesmo jeito, através dos links possíveis da busca e também ao lado direito da página, com links de sites de venda sobre determinado assunto. No Yahoo, as propagandas na página possuem os mesmos formatos do Google e do Ask. No Altavista, as propagandas são elencadas no topo da página, assim como nos outros sites de procura, porém, não há do lado direito da página outros links de propaganda. Por último, o buscador Hotbot, usa o mesmo formato do Ask, citado primeiramente.
e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?
O Ask, se usa de uma busca própria. Possui uma busca avançada onde pode-se selecionar alguns filtros para chegar a resultados mais precisos de pesquisa. O Google - o mais completo até então - se usa de uma enorme amplitude em relação à pesquisa. Possui também uma busca avançada, uma busca aleatória de um link direto e também outros itens de procura, como imagens, vídeos, grupos e notícias, etc. O buscador da Yahoo, além de ser um portal de outros assuntos, a sua busca, funciona parecido com o Google, com as mesmas funções, porém, com uma bem menor amplitude. Já o buscador da Altavista varia um pouco as suas pesquisas, visto que ele além de um buscador normal, também possui a ferramenta de procura de mp3 e vídeos. Por último, o buscador Hotbot, funciona como um “atalho” que alia-se a outros sites de busca, pois a partir dele podemos procurar no site do MSN, no do Ask e até no do Google.
2) Google Bombing – Observar:
http://www.google.com/search?q=anti-war%20peace%20protesters
http://www.google.com/search?q=buffone
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=D%C3%A9spota+Cachaceiro&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.google.com/search?q=failure
http://www.google.com/search?q=food+nazis
http://en.wikipedia.org/wiki/Google_bomb
a) Como o uso da google bombing pode afetar a internet economicamente?
Com esse tipo de atividade, pode-se dizer que o google bombing pode afetar a internet pela criação e classificação de elementos ou palavras usadas de modo depreciativo em relação à algo. Por exemplo, a partir da frase "maior mentiroso do Brasil" em um bombing (clique na frase para ver o resultado), o Google direciona para a página do Presidente Lula no Wikipedia. A partir dessas alterações dentro dos sites de busca, entendo que as páginas de procura perderiam em conteúdo e, por conseqüência, a informação desses bombs chegaria a milhares de pessoas, por spam ou outra ferramenta de divulgação, fazendo crescer essa onda e certamente eliminando a função preferencial desses buscadores, pois assim não haveria a possibilidade real de achar precisamente uma informação, elas ficariam deturpadas, embaralhadas e até extintas causando grandes prejuízos aos sites de busca, sobretudo econômicos.
b) E politicamente?
Mesmo a priori não sendo usado para fins lucrativos, pode-se dizer que a política de uso desses bombings afetam diretamente ao site de procura, visto que a verdadeira função dos sites é achar determinado assunto através das “palavras-chaves” que o internauta utiliza, e com essa procriação de bombings, os internautas fiquem decepcionados por não encontrar o assunto com total êxito. Como é o caso de um internauta vir a procurar por "failure" no sistema e ir cair em resultados com conteúdo sobre o presidente Bush. Essa atividadade pode influenciar e trazer conseqüências morais e éticas não só para a política do sistema, mas a todos os membros inclusos nessas procuras. Vale dizer ainda, que com essa política de "se faz o que se quer" no ciberespaço, e que tudo é uma anarquia (por conceitos estudados e percebidos na rede), entendo que com a exorbitante quantidade de informação na web, a qualidade dos serviços perderia valor com essas brincadeiras de bombs dentro da política de uso estabelecida pelo Google.
... e este blog teima em não funcionar direito!
... nem ctrl + f5 adianta!
... nem ctrl + alt + del ajuda!
... nem imagem carrega!
... sim, eu resmungo! ¬¬
... e era TUDO isso! _o/
0 comentários:
Postar um comentário